7, 8 e 9 Junho CCB | A ACTRIZ E O MEDO



A propósito da distinção de Lisboa enquanto Capital Ibero-Americana da Cultura em 2017, regressamos à escrita da dramaturga argentina Griselda Gambaro, com as peças A Actriz e O Medo. Através da encenação de São José Lapa, visitamos o universo de realismo fantástico de Gambaro, onde a emoção do corpo e o sentimento da mente e do medo coexistem através do humor.

A Actriz é uma peça curta. Um monólogo que não o é, acção que dialoga com o vídeo. Um exercício de actriz expõe-nos àquilo por que tantos cidadãos no Portugal de hoje passaram. Uma dívida ao banco, um prazo ultrapassado, onde a emoção primária do medo implode. 

Em O Medo três homens esperam ansiosamente ser chamados por alguém, algures nos anos 1970. O humor corrosivo de Griselda Gambaro, cruel e violento, por vezes obriga-nos a enfrentar a memória da mais sangrenta ditadura da história da Argentina e da América do Sul.


Direcção São José Lapa
Texto Griselda Gambaro
Interpretação Filipe Duarte, João Cabral e David Almeida, Inês Lapa Lopes. 
Actores no vídeo Álvaro Pinto, Alberto Lopes, Avelino Bento, Carlos Fragateiro, João Paiva, João Pereira, Jorge Fraga, Juan Goldin Pagés, Luís Lucas, Paulo Lázaro, Manuel Romano, Rui Pedro Cardoso.  
Tradução Juan Goldin Pagés, São José Lapa, Alberto Lopes
Cenografia Inês Lapa Lopes
Styling, Script dos vídeos São José Lapa
Produção Espaço das Aguncheiras, Joana Botelho
Edição de video e Música Original Alberto Lopes 
Direcção de fotografia vídeo Nuno Santana
Mix da Abertura Manel Cluny
Design de Luz Carolina Caramelo
Fotos João Pereira e Vitorino Coragem
Construção Fábio

Coprodução | Centro Cultural de Belém | Capital Ibero-americana da Cultura



(...) Atrasou-se imenso. Isto é o que se passa com as pessoas. Acham que o tempo não passa (...)  

​​
in A Actriz 
(...) se um gajo canta os outros calam-se, se um gajo não olha, os outros não existem, se os outros rebentam, um gajo… vive…(...)  in O Medo


​Créditos Foto: Vitorino CoragemTeaser: Mill

Comentários